A Constelação Familiar trata várias áreas que de alguma forma acabam atrapalhando o desenvolvimento das pessoas.
A Constelação Familiar trata os problemas profissionais e é usada com sucesso em várias situações que atrapalham o dia a dia.
Elas podem ser profissionais, financeiras, amorosas e qualquer outra que impeça o progresso da vida.
Imagine você ter a oportunidade de começar a eliminar o que mais te atrapalha?
Veja como uma pessoa que mora na Alemanha eliminou os próprios bloqueios profissionais e passou a se sentir mais livre para crescer na carreira.
A Constelação Familiar trata também os problemas profissionais e isso ocorre porque a origem de certos comportamentos que bloqueiam essa área pode estar na história de seus ancestrais.
Toda família tem questões a serem resolvidas em relação a própria história e isso acaba resultando em problemas que se estendem por várias gerações.
Ninguém percebe de forma consciente o que acontece, mas, mesmo assim, algumas pessoas enxergam certos padrões de comportamento que se repetem.
Eles podem estar ligados a relacionamentos amorosos malsucedidos, à dificuldade de encontrar ou permanecer nos empregos e ao desafio de manter a vida financeira estável e equilibrada, por exemplo.
Neste caso, é importante se lembrar de que existem muitas pessoas recebendo bons salários e, apesar disso, estão sempre sem dinheiro ou cheias de dívidas.
O modo de agir dessas pessoas pode ter origem em algum fato ocorrido no passado da família. E a repercussão daquilo se desdobra por várias décadas.
Mas se já é comum desconhecer episódios negativos ocorridos na história dos pais e dos avós, imagine nos casos ainda mais antigos? Há muita coisa oculta.
As primeiras consultas de Constelação Familiar trazem situações recentes que precisam ser resolvidas emocionalmente. Elas são vistas sob a ótica do amor.
A história familiar vem à tona por meio do acesso ao campo morfogenético. É importante ressaltar que essa terapia não está ligada a nenhuma religião.
Quem criou a Constelação Familiar foi o teólogo e filósofo alemão Bert Hellinger, a partir da análise do comportamento de uma tribo Zulu.
Durante a dinâmica da Constelação, os fatos são revelados a quem passa pela consulta. Os sentimentos em relação a eles são revistos e reorganizados.
Sendo assim, os bloqueios criados a partir daquele fato são dissolvidos porque a situação foi resolvida na sessão.
As histórias permanecem ocultas por várias décadas e a Constelação Familiar trata esses episódios com bastante amor.
Os problemas tratados a partir dessa terapia são eliminados porque são vistos a partir de suas origens. Quando a causa é retirada, seus efeitos começam a sumir.
Se determinado familiar enfrentou um sério problema no passado e, a partir daí, começou a se comportar de certa maneira para se proteger, isso ficou marcado.
Tal forma de agir pode ser passada aos ancestrais como precaução. Porém, a situação anterior deixa de existir no futuro e, por isso, a conduta torna-se desnecessária.
Desse modo, tal atitude acaba sendo prejudicial às gerações seguintes, mas ninguém sabe por que a família age daquela forma.
Durante a dinâmica da Constelação, o familiar do passado mostra como se sente em relação ao fato ocorrido e entende que aquilo é transitório.
Ao tirar da mente a necessidade de ser daquela maneira, seus ancestrais seguem pelo mesmo caminho e, assim, deixam de agir de forma prejudicial.
Taynara tinha um comportamento padrão que não apenas a incomodava, mas também causava problemas profissionais.
Sabia que aquela forma de agir estava ligada à própria família.
Ela conheceu a terapeuta Pätrícia Beni porque estava procurando uma terapia mais indicada à sua situação.
Pätrícia explicou de que se tratava a Constelação Familiar e falou que a sessão poderia ajudá-la bastante.
Ao descobrir o que aconteceu no passado, Taynara, que mora na Alemanha há dois anos e também é terapeuta, compreendeu a causa de seus problemas e logo passou a sentir diferença no dia a dia.
A Constelação Familiar trata vários problemas difíceis de resolver e, dessa forma, restabelece o equilíbrio nas relações.
Mais força, leveza e direção no curso da própria vida foram as principais mudanças que Taynara sentiu após a consulta, feita com o uso de bonecos.
Sabe o que mais chamou a atenção dela durante todo esse processo de cura? “Além da simplicidade do atendimento, trata-se de algo muito poderoso e eficaz”, responde Taynara.
Na prática, ela passou a ter mais liberdade e autonomia para fazer tudo o que precisava. Essa brasileira tinha algumas dificuldades nesse sentido e tais barreiras deixaram de existir.
Outro benefício real consistiu em conseguir tomar as rédeas da carreira, tendo em vista chegar aonde deseja. Nada mal para quem há pouco tempo se sentia presa. “Consegui o resultado que queria alcançar”, declara.
Taynara está satisfeita com tudo o que a Constelação Familiar lhe proporcionou. Quando sentir necessidade de abordar outra questão, com certeza passará pelo atendimento com a mesma terapia.
Ela ainda destaca não apenas a chance de curar a si, mas também as pessoas da própria família, pois todo o grupo está envolvido na questão tratada. “É uma iniciativa de amor e compaixão”, declara.
Taynara já passou por outras consultas com a terapeuta Pätrícia Beni e por isso tem a certeza de que as mudanças e os benefícios esperados chegam logo após cada sessão. “Tenho total confiança no trabalho dela”, confessa.
A Constelação Familiar é uma terapia muito eficaz, mesmo assim não substitui outras formas de tratamento. Ela deve ser vista como complemento.
O próprio Sistema Único de Saúde (SUS) a incluiu como Prática Integrativa e Complementar. Esse termo se refere a uma série de tratamentos alternativos à medicina convencional e que possuem resultados positivos baseados em evidências.
Veja no site do Ministério da Saúde a relação de Práticas Integrativas. A Constelação Familiar faz parte dessa lista desde 2018.
Uma das vantagens da Constelação Familiar, em comparação às outras terapias, está no fato de que ela também trata dos demais membros da família.
Isso ocorre porque quando se altera algo no grupo, ou seja, em relação aos ancestrais, todas as gerações seguintes são afetadas de forma positiva.
Os benefícios seguem em cadeia entre os familiares porque a raiz do problema deixa de existir. É uma terapia capaz de ajudar várias pessoas ao mesmo tempo.
Durante as dinâmicas, muitas revelações do passado vêm à tona e ter conhecimento de tais informações podem ser difícil para o paciente.
Inclusive por causa disso, o ideal é esperar pelo menos seis meses para passar por outra consulta porque o aspecto emocional é envolvido de forma profunda. Sendo assim, é necessário dar tempo para que tudo seja digerido e a vida entre nos eixos.
Quando os problemas mais complexos se tornam conscientes, fica mais fácil lidar com eles. Toda família tem questões a resolver e seus membros precisam seguir a vida sem os bloqueios do passado.
A Constelação Familiar, portanto, é uma forma de ajudar a si e aos familiares, por mais difíceis que eles sejam.